QUAIS AS RESPONSABILIDADES DA ADMINISTRADORA DE CONDOMÍNIOS

QUAIS AS RESPONSABILIDADES DA ADMINISTRADORA DE CONDOMÍNIOS

 

Muitas pessoas e principalmente alguns condôminos não sabem ao certo  quais as responsabilidades da administradora de condomínios e qual é a responsabilidade do síndico na administração do condomínio. Pensando em você que esta com essa dúvida, hoje vamos explicar um pouco mais sobre o assunto.

 

Num primeiro momento devemos entender que a função da administradora não é tomar decisões. Quem toma decisões finais é somente o síndico, mas para isso ele usa do AUXILIO da administradora de condomínio.
 

A administradora também deverá fornecer o auxilio diante das duvidas dos próprios condôminos. Estar sempre de prontidão é que todo o condomínio espera de um serviço bem executado.
 

Não dá para negar que a sociedade esta num processo constante de evolução. Diante de novas necessidades e estilos de vida, o nível de complexidade e sofisticação das moradias tem aumentado cada vez mais. Dai surge a importante presença de uma boa administradora de condomínios.
 

 

Quais as responsabilidades da administradora de condomínios: alguns pontos principais.

 

Administrar pode ser entendido como cuidar e movimentar negócio particular ou de outra pessoa. Então confira quais as  responsabilidades da administradora de condomínios em relação a gerir os negócios alheios:
 

        • Convocar os condôminos para as Assembleias Gerais

        • Elaborar o orçamento anual com as receitas e despesas

        • Cobrar as receitas e pagar as despesas

        • Cobrar os condôminos que estão inadimplentes

        • Estabelecer uma maior harmonia no uso das coisas comuns entre os condôminos

        • Prestar contas nas Assembleias Gerais

        • Arquivar todos os documentos e boletos referentes ao condomínio

        • Deve realizar o seguro obrigatório contra incêndio

        • Poderá agir em juízo quando necessário

        • Guardar as atas das Assembleias Gerais e mostrar para qualquer condômino quando           assim for solicitado

        • Deverá intermediar conflitos entre os condôminos

        • Deverá publicar as regras de segurança em relação ao prédio que os condôminos                 precisarão tomar cuidado

       • Zelar pelo cumprimento das regras de segurança

 

Veja mais sobre as atribuições da administradora de condomínios.
 

Quais as responsabilidades da administradora de condomínios? são muitas. Todas elas deverão estar presentes no contrato de prestação de serviço que foi assinado anteriormente a essa prestação de serviço.
 

Para que a gente entenda melhor, essas responsabilidades podem até mesmo ser verificadas no Código Civil de 2002 em seu art. 653 e seguintes. No Brasil não existe lei específica sobre esse assunto, mas podemos tomar o art. citados e os seguintes como uma boa base.
 

A administradora possuí basicamente três tipos de funções: principal, secundárias e eventuais. Sendo que:
 

• Principal

É a tarefa de auxiliar o síndico de acordo com os aspectos legais e oferecer o melhor suporte administrativo possível. Num geral, a administradora de condomínios sempre estará presente em tudo o que estiver relacionado com as dúvidas do condomínio.
 

• Secundárias

Essas são aquelas tarefas que não possuem uma data correta para ser executada justamente porque há como prever quando indo acontecer. Ex.: aplicação de advertências e multas.
 

• Eventuais se subdividem em: contratadas e especiais

CONTRATADAS: São aquelas tarefas um pouco mais esporádicas como por ex.: gerar e RAIS e DIRF.
 

ESPECIAIS: São tarefas que não foram estipuladas inicialmente no contrato escrito ou verbal. Por tanto, podem incidir um custo extra ou não (dependendo da avaliação da administradora em relação ao serviço que terá que ser prestado)
 

Quais as responsabilidades da administradora de condomínios para manter a maior organização possível.
 

Não tem como negar que se formos pensar num ponto principal, a organização é com certeza o que vem em primeiro lugar, não é mesmo? Assim, a administradora que fornece o seu serviço dessa forma está sempre num grau de confiança muito mais elevado.
 

Quais as responsabilidades da administradora de condomínios que são realmente muitas. Mas tudo isso já pré-determinado e estipulado em contrato fica muito mais fácil de ser bem executado. Por isso, em todas as relações de serviço, é tão importante que exista um contrato com essas responsabilidades. Veja a importância do sindico na administração de condomínios.