OS ANIMAIS SÃO PERMITIDOS EM CONDOMÍNIO?

Afinal, os animais são permitidos em condomínio?


Quem não gosta de poder ter um animalzinho para cuidar e fazer companhia? Acontece que algumas pessoas se incomodam um pouco com isso. Diante desse problema vamos discutir um pouco sobre se os animais são permitidos em condomínio ou não.

Apesar de ser um tema que para muitas pessoas é tratado como sendo algo comum, para outras é algo que rende muita polêmica. O mais importante é sempre conseguir intervir em algumas situações de conflitos entre condôminos, de forma que a paz e os direitos individuais de cada um sejam garantidos.



Os animais são permitidos em condomínio ou não? Vamos descobrir

Acontece que não existe em nenhum trecho legal a proibição em relação a posse de animais de estimação dentro de condomínio. O que mais deve receber atenção nesse sentido então é a convenção ou o próprio regulamento interno que cria as principais normas de convívio para o condomínio.

Num primeiro momento, antes mesmo de pensarmos se os animais são permitidos em condomínio, devemos também ter uma certa visão de que viver nesse tipo de local é o mesmo que estar convivendo com muitas outras pessoas e famílias todos os dias.

Dessa forma, todos possuem direitos mas também deveres. O que nos faz entender que ter ou não um animal vai diretamente em encontro com a ideia de que a nossa liberdade não pode interferir no sossegado de algum outro morador. 

 

Veja mais informações sobre o que diz a legislação sobre o assunto

Sempre devemos pensar de forma a não interferir na privacidade do outro, não prejudicar a sua segurança e muito menos saúde. Pensando de forma tão básica, já conseguimos agir com uma dose de bom senso a mais.

Mas ai vem aquela questão novamente: os animais são permitidos em condomínio? E agora nós respondemos para você: depende! Isso vai depender muito do que a convenção ou regulamento interno discorrem.

Existem convenções que permitem sim que os animais domésticos façam parte do condomínio. Claro que algumas regras também são impostas em relação a isso, como por exemplo: o porte do animal.

Vamos pensar então que um determinado condomínio permite que os moradores tenham animais domésticos. Um fator que deve ser tratado com atenção é que o animal deverá ser levado regularmente ao veterinário para que o mesmo verifique como está a saúde do animal.




Mantendo o seu animal em dia com as vacinas por exemplo, pode acabar evitando que outros condôminos fiquem exposto a alguma doença. Isso é se apropriar de um direito seu e mesmo assim não se esquecer do dever de resguardar a segurança do outro.

Podemos verificar que nem todas as pessoas possuem esse cuidado com os seus animais e muito menos se importam com o bem estar do vizinho. Dessa forma, mais uma vez a convenção e o regulamento interno deverão ser observados para ver qual passo poderá ser dado.

Tanto o síndico quanto a administradora podem advertir esse condômino que o seu animal de estimação está causando uma série de problemas para os outros moradores. Dessa forma então, esse condômino já ficará ciente que algum problema está acontecendo e precisa ser resolvido.



Os animais são permitidos em condomínio ou não? As medidas tomadas


É sempre importante orientar o condômino incomodado e o que esta incomodando que as primeiras atitudes a serem tomadas serão sempre as que estão na convenção. 


Veja quais as rsponsasbildiades do sindico na admministração do condomínio.


Mas se caso o problema não for solucionado, o morador que está sentindo que os seus direitos estão sendo violados poderá sim interpor com alguma medida judicial para que dessa forma o problema seja resolvido definitivamente.

No que diz respeitos se os animais são permitidos em condomínio, a resposta será sempre depende. Depende das normas que já foram preestabelecidas para o bom convívio do condomínio.