O QUE O CONDOMÍNIO DEVE FAZER SE A ADMINISTRADORA “DESAPARECER”?

O que o condomínio deve fazer se a administradora “desaparecer”?
 

Você leitor sabe da importância que a administradora de condomínio possuí? Se você não sabe, confira o que preparamos para você e aprenda também o que o condomínio deve fazer se a administradora “desaparecer”.
 

A administradora e o síndico trabalham juntos para que todas as necessidades legais de um condomínio sejam cumpridas da maneira correta. Isso garante a segurança dos moradores e também a confiança de que todas as suas contas em relação a moradia estão sendo realmente pagas.
 

Mas o que o condomínio deve fazer se a administradora “desaparecer”? Existe algo que possa ser feito? Será que o condomínio realmente vai sair prejudicado se caso isso acontecer.

 

O que o condomínio deve fazer se a administradora “desaparecer” e simplesmente parar de prestar os seus serviços?

Infelizmente o assunto sobre administradoras que simplesmente desaparecem do mapa, não é algo tão raro assim. Por esse motivo, nós identificamos que existe muita preocupação em relação a esse assunto.
 

Num primeiro momento, o passo que deve ser dado quando for verificado que a administradora desapareceu, o atual gestor deverá organizar uma Assembleia para essa informação chegue para todos os moradores.
 

Esconder informações nunca é a melhor alternativa, pois os condôminos são os principais interessados em assuntos que vão tratar do condomínio como um todo.


 

A dúvida sobre o que o condomínio deve fazer se a administradora “desaparecer” fica na cabeça de síndico e moradores, porque é ela quem vai cuidar das contas do condomínio. Então se a administradora desaparecer, as contas também desaparecem, não é verdade?
 

Nós sabemos que toda responsabilidade financeira (ou simplesmente, contas) possuem uma data específica para serem recolhidas. Quando isso não acontece, muitos juros podem ser gerados e até mesmo algum corte pode acontecer.
 

Por isso, o síndico que agora é o único gestor do condomínio deverá procurar uma outra administradora de qualidade, o mais rápido possível. Para que imediatamente seja providenciado toda a documentação necessária e também os boletos.
 

Mas existem também aquelas situações que a administradora desaparece e simplesmente fica com alguns documentos de moradores e também do condomínio num geral. Diante desse problema, uma ação pode ser movida para tentar recuperar esses documentos (mas adiantamos que é algo difícil).
 

Sabemos que além de documentos, algumas administradoras acabam ficando com os livros de atas. Diante desse outro grande problema, já aproveitamos para deixar uma boa dica aqui registrada:
 

“As atas sempre deverão ser registradas para que as mesmas possam se tornar publicas e que seja possível um levantamento sobre aquilo que já foi previamente definido.”
 

Quando a administradora controla alguns documentos que dizem respeito aos funcionários do condomínio, como por exemplo: guias de FGTS e previdência social, existe uma necessidade de imediatamente entrar em contato com a Caixa Econômica Federal e também o INSS.
 

Essa preocupação existe porque nenhum dano ao funcionário deve ser gerado. Assim como o condomínio também poderá responder por algum atraso nesses pagamentos.

 

O que o condomínio deve fazer se a administradora “desaparecer” para que nenhum tipo de dano seja causado para o condomínio, condôminos e os funcionários num geral
 

Então nós aprendemos que de forma urgente o síndico deverá procurar por uma nova empresa que forneça esses mesmos serviços da empresa que desapareceu.
 

É muito importante que mesmo com pressa, exista uma preocupação com o valor. Então deve-se ter o orçamento de pelo menos três administradoras de condomínios para que a mais vantajosa seja escolhida.
 

O que o condomínio deve fazer se a administradora “desaparecer” é correr atrás o mais rápido possível de administradora, Caixa e INSS para que ninguém saia prejudicado nesse infeliz acontecimento.