CUIDADOS QUE O SÍNDICO DEVE TOMAR

Cuidados que o síndico deve tomar a respeito da administração do condomínio

 

Conviver onde mais outras pessoas e famílias vivem também, não é tarefa muito fácil. Acontece que cada um possuí vontades e interesses diferentes. Diante desse problema vamos apresentar alguns cuidados que o síndico deve tomar na administração do condomínio.
 

Quando acontece alguma situação que existe um certo conflito entre os condôminos, qual a primeira alternativa? Falar com o síndico! É isso mesmo. O síndico é a pessoa mais requisitada em todos os momentos pelos moradores.
 

É nesse momento que o síndico deve saber quando realmente intermediar um conflito. Alguns assuntos podem ser pessoais demais para que aja essa intromissão.
 

Pense no tamanho de um condomínio, seja ele vertical ou horizontal. Com certeza a quantidade de pessoas também é muito grande, não é mesmo? Imagine só se o síndico for interferir em cada situação conflituosa de “conversinhas”, fofocas e afins. Com certeza não será uma boa alternativa.
 

O síndico precisa sim possuir uma personalide de mediador. Mas em algumas situações deverá ser principalmente pacificador e em outras de pouca importância para o condomínio num geral, nem deverá se intrometer. O seu trabalho já é extenso o suficiente para que exista essa preocupação.



 

Os cuidados que o síndico deve tomar na administração do condomínio vão basicamente da ideia de que ele não pode ser visto como um juiz e muito menos um ditador. Pois assim, ele não vai conseguir executar suas outras funções, vai viver somente em razão de resolver conflitos.
 


Os cuidados que o síndico deve tomar na administração do condomínio: nunca deverá ser visto como um juiz
 

Algumas características de líder podem sim ser encontradas no síndico. Por esse motivo, ele deve saber exatamente quando não se deixar envolver por questões de meno relevância.
 

            Os problemas entre os moradores são vários e nunca vão ter fim. Seja por causa de cheiro de cigarro, animais barulhentos ou qualquer coisa do tipo. Os conflitos nunca vão acabar.
 

            Por isso não pode existir essa ideia de querer descarregar todos os problemas existentes nesse “líder” do condomínio. Porque devemos lembrar também, que existe uma convenção e normais internas que foram criadas justamente para conseguir promover a paz e a boa convivência entre todos.

 

Confira as responsabilidades do síndico na administração de condomínio 
 

            De forma bastante básica os cuidados que o síndico deve tomar na administração do condomínio são:

  • Saber se pronunciar e principalmente em qual momento fazer isso
  • Dar a devida atenção para as reclamações
  • Saber também relevar aquelas reclamações que não demonstram interesse para o convívio entre os moradores
  • Promover a paz quando necessário
  • Intermediar os conflitos quando tiverem origem em assuntos que são pertinentes ao interesse do condomínio
  • Aplicar advertências quando for necessário em último caso
     

Muitos condôminos não querem se “desgastar” com os seus vizinhos que estão lhes incomodando e por esse motivo usam a figura do síndico para realizar o papel chato. Dessa forma, deverá existir uma forma de realmente pesar se o assunto é tão importante como está sendo retratado.


 

Cuidados que o síndico deve tomar na administração do condomínio: comentários finais
 

O síndico possuí um papel muito importante dentro do condomínio. Ele terá como função, por exemplo, manter toda a manutenção da estrutura predial. Garantir a segurança dos moradores e promover a paz entre o convívio são pontos principais.
 

Mas não se pode deixar que essas funções tornem esse “líder” como um ditador que vai criar normas e aplica-las como bem entender. Tudo deverá ser feito com base na convenção e nas normais internas.
 

O bem comum deve vir sempre em primeiro lugar, mas alguns cuidados que o síndico deve tomar na administração do condomínio vão fazer toda a diferença na hora de tratar todos os casos com o devido cuidado que merecem.