A IMPORTÂNCIA DO SÍNDICO PARA A ADMINISTRAÇÃO DO CONDOMÍNIO

A importância do síndico para a administração do condomínio

 

O síndico é a única pessoa que possui uma personalidade mais voltada para uma autoridade. Ele vai ser quem vai ouvir todas as necessidades e reclamações dos moradores.
 

Algo que deverá ser feito com muito carinho e principalmente seriedade. Devemos lembrar que esses interesses vão direto de encontro com o desejo de manter os seus lares resguardados. Famílias moram no condomínio e por esse motivo, o assunto deve ser levado a sério.
 

É claro que algumas reclamações não devem sofrer com nenhum tipo de intermediação. Como por exemplo conflitos particulares entre os moradores, as famosas fofocas e “picuinhas”.
 

A importância do síndico para o condomínio é tão grande que possívelmente sem a sua presença, muitas tarefas acabariam sendo deixadas para trás.
 

A importância do síndico para a administração do condomínio: o que acontece quando algo não é executado como planejado.
 

Acontece que diante dessa grande importância do síndico para a administração do condomínio, alguns síndicos não se preocupam em realizar um serviço tão bom quanto é necessário e podem até mesmo gerar prejuízos com valores extremamente altos para os condôminos.
 

Assim como se o cuidado com a manutenção não foi feito e acompanhado corretamente, a segurança de todos os moradores pode estar em grande risco. 
 

Vamos pensar que o síndico é sim o representante de todo o condomínio, mas se caso alguma ilegalidade for cometida, quem vai ter que inicialmente arcar com esses prejuízos é o próprio condomínio. Somente depois disso para que uma ação seja ajuizada para a devolução desse dinheiro desviado.
 

Pensando justamente na importância do síndico para a administração do condomínio que nós desenvolvemos algumas dicas. Acompanhe:
 

• Prestação de contas mensal

Pelo menos uma vez ao mês o síndico deverá apresentar a prestação de todas as contas. Esse serviço mostrará uma clareza no serviço prestado e também vai ser capaz de gerar uma maior confiança entre todos.
 

• Profissionalização do síndico

É muito importante que exista uma preocupação em profissionalizar cada vez mais o síndico para que todas as suas funções sejam cumpridas da maneira legal.
 

• Administradora de condomínios

Contar com o apoio de uma administradora de condomínios para um bom gerenciamento é algo muito positivo. A administradora nunca tomará decisões, mas poderá orientar o síndico sempre que for necessário em relação a qualquer problema que for em relação a administração do condomínio.
 

• Conselho

Deverá existir outras pessoas que formarão um CONSELHO para que eles também tenham uma porcentagem nos votos de uma decisão final. Os membros poderão e devem ser os próprios moradores que serão eleitos na Assembleia Geral.
 

Dessa forma as decisões não ficarão somente em função de necessidades que o síndico julgar, mas também de todo o Conselho.


 

A Importância do síndico para a administração do condomínio: considerações e comentários finais.

 

O síndico possuí muitas funções para serem realizadas diariamente. Dessa forma, os próprio moradores podem cobrar que exista uma maior profissionalização em relação a esses serviços e isso aumenta a importância do síndico para o condomínio.
 

Isso não é cobrar demais, é apenas zelar por um bem comum que é de interesse de todos. O condomínio é também o lar de muitas famílias e por esse motivo existe essa preocupação em tornar o lugar um local agradável e com todas as obrigações em dia.
 

Os moradores e o síndico deverão viver em harmornia para que tudo seja administrado da melhor forma possível. Um síndico que sabe ouvir e intervir quando necessário é muito melhor do que um que faz um papel de “juiz”. Veja algumas dicas para uma boa administração de condomínio.
 

Agora você já conhece um pouco mais sobre a importância do síndico para a administração do condomínio.

 

A importância do síndico para a administração do condomínio